Pouca gente sabe, mas ao reduzir a quantidade de plástico usado em embalagens, a indústria contribui consideravelmente para o meio ambiente. Isso porque os plásticos são fabricados a partir do petróleo, uma combinação de hidrogênio e carbono. E levam centenas de anos para se decompor, processo durante o qual emitem o gás carbônico (oriundo do carbono de sua formação), um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, que por sua vez leva ao aquecimento global.
Por isso, além de prezar pela reciclagem, TENA mantém medidas para garantir a redução do uso de plástico em suas embalagens, com o objetivo de contribuir para a diminuição da emissão do CO2 proveniente do processo de decomposição das mesmas, inerente ao descarte pós-consumo.
As medidas tomadas já reduziram 30% dos plásticos utilizados nos produtos e nas embalagens, 50% do plástico usado nos pallets para transporte, assim como 62% do papel usado nos pacotes de produtos. Além disso, houve redução de plástico e de papel no manuseio das embalagens – 7,2 gramas de plástico na embalagem e 386 gramas de papel na caixa de embarque –, o que resultou numa maior agilidade na cadeia produtiva.
Diminuição nos resíduos do e-commerce
Ainda na frente de sustentabilidade Mais com Menos, um projeto do e-commerce implementou o uso de uma etiqueta na embalagem externa de todas as entregas de produtos comprados via internet. Denominada tecnicamente “Danfe Simplificada”, essa etiqueta substitui a nota fiscal que vinha dentro de um envelope plástico, apresentando todos os dados referentes à compra.