Postado 21 de fevereiro de 2025 em Sobre TENAVanessa Vieira
Um novo selo começa a estampar as embalagens dos produtos TENA fabricados na planta de Jarinu, localizada no interior de São Paulo: é o Selo Energia Renovável, uma iniciativa do Programa TENA Protects, a plataforma global de sustentabilidade da marca TENA que tem como base os pilares “Mais com menos”, “Circularidade” e “Bem-estar”.
O objetivo desse selo é certificar aos consumidores que a energia elétrica utilizada na fabricação dos produtos contidos naquela embalagem teve origem em Fonte Renovável
O selo Energia Renovável é uma iniciativa da Abragel (Associação Brasileira de Energia Limpa), da AbeEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica) e do Instituto Totum, responsável pela auditoria das empresas que buscam pela certificação.
TENA/Essity adquiriu os certificados, chamados I-REC (International Renewable Energy Certificate), que reconhecem marcas e empresas consumidoras de energia renovável.
Funciona assim: algumas usinas que operam com 100% de energia limpa (podem ser usinas hidráulicas, solares, eólicas e de biomassa) têm permissão dos órgãos internacionais para comercializar créditos de energia limpa. Assim, empresas consumidoras de energia elétrica oriunda de outras fontes, como neste caso a TENA/Essity, neutralizam seu consumo ao adquirir os créditos. Tudo sob a coordenação do Instituto Totum, que faz a auditoria, o cálculo para transformar os créditos em certificados e, então, a emissão local dos Certificados de Energia Renovável (RECs) no país.
“I-REC” é o sistema global de rastreamento de energia sustentável e, mais do que certificar que uma empresa compra energia limpa e renovável, ele demonstra o compromisso da marca com a sustentabilidade.
Cada certificado I-REC equivale a 1 MWh (Mega watt-hora) de energia gerada por fonte renovável. No caso de TENA/Essity, o selo corresponde à neutralização de energia utilizada para a fabricação de produtos entre janeiro de 2021 e dezembro de 2022, totalizando aproximadamente 32 mil certificados I-REC obtidos pela marca por meio do Instituto Totum, que representam quase 32 mil MWh de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis.
Você sabia que as TENA são zero emissão de CO2? Fique por dentro nesta matéria sobre nossa compensação de carbono .