O verão é uma época em que a saúde da pele pode sofrer mais do que o normal para quem convive com a incontinência urinária, pois o calor pode impactar a área perineal, causando desde um leve incômodo como coceiras até evoluir para quadros mais graves, como a Dermatite Associada à Incontinência (DAI), a popular assadura.
Mas ninguém precisa passar por esses inconvenientes no verão. TENA preparou uma lista com dicas simples que podem ajudar você, seu familiar ou a pessoa de quem você cuida a passar peça estação mais quente do ano de maneira confortável, com a pele da região íntima saudável e hidratada.
1. Cuide da alimentação para cuidar da pele Aproveite essa época do ano para consumir frutas e vegetais frescos. Feijões, milho, e ervilhas são ótimas fontes de proteína, e vale aproveitar as frutas campeãs em hidratação para fugir da secura desse período: abacaxi, laranja, mamão, melancia e melão, por exemplo, possuem mais de 70% de água em sua composição.
2. Hidratação é muito importante: devagar e sempre
Especialmente no caso dos idosos acamados. Para mantê-los hidratados, o ideal é oferecer água em pouca quantidade, várias vezes ao dia. “Meio copo de água, uma vez a cada hora, além de outros líquidos como chás ou sucos de frutas”, exemplifica Maria Alice Lelis, doutora em Ciências da Saúde - Área Urologia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Enfermeira Consultora da marca TENA. Sempre que se oferece bebida ou comida a uma pessoa acamada, ela deve estar sentada ou com a cabeceira levantada, lembra Maria Alice, para evitar refluxo.
3. Higiene e pele saudável Manter a região íntima sempre higienizada e seca é fundamental para a saúde da pele no local. Para isso, é importante que a limpeza seja realizada adequadamente e o uso de toalhas umedecidas próprias para a higiene corporal adulta, como as da Linha TENA Dermacare é uma excelente opção. Além disso, a escolha por produtos de alta performance, como a roupa íntima TENA Dermacare Pants e a fralda TENA Dermacare Slip, é mais um item para a manutenção de uma pele seca e saudável, graças à tecnologia de alta absorção que impede que a urina fique em contato prolongado com a pele. Enquanto isso, o indicador de umidade permite observar a hora certa da troca de fralda.
4. Se for viajar, programe as pausas para o xixi Como o verão costuma ser época de pegar a estrada, não deixe de viajar por causa da incontinência urinária. Uma forma de conviver com ela e estar junto da família e dos amigos é se programar para o percurso. Antes da viagem, coloque seu itinerário no aplicativo de mapas – ou peça ajuda para alguém pra fazer isso – e mapeie a localização de postos de combustível, restaurantes e outros locais onde seja possível parar para usar o banheiro. Desta forma, ao longo da viagem você poderá “controlar” os momentos de parada conforme sua necessidade.
5. Maior aliado: o produto certo Escolha levar com você os produtos de sua preferência, aqueles que você já usa normalmente, em quantidade suficiente para o tempo que você ficará fora. Melhor prevenir e levar o absorvente, a roupa íntima ou a fralda em que você confia. E carregue sempre uma toalha umedecida na bolsa!